Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Projetos - CAPES - PrInt > Tema I - Projeto I: Prospecção, melhoramento e desenho de produtos, propriedades e indicadores de interesse para a saúde
conteúdo

Tema I - Projeto I: Prospecção, melhoramento e desenho de produtos, propriedades e indicadores de interesse para a saúde

por emerson publicado 20/03/2020 15h50, última modificação 20/03/2020 15h50
Este projeto representa o esforço conjunto de 5 programas de pós-graduação, distribuídos em 3 centros de ensino da UFPB. De modo amplo, o esforço de internacionalização neste projeto busca atender às demandas químicas, farmacológicas e sociais de interesse, por exemplo, para intervenções e diagnósticos em doenças crônicas, saúde bucal e distúrbios da fala.

Este projeto representa o esforço conjunto de 5 programas de pós-graduação, distribuídos em 3centros de ensino da UFPB. De modo amplo, o esforço de internacionalização neste projeto busca atender às demandas químicas, farmacológicas e sociais de interesse, por exemplo, para intervenções e diagnósticos em doenças crônicas, saúde bucal e distúrbios da fala.

Neste contexto, o projeto aborda 4 eixos centrais:

Eixo 1 - Prospecção de produtos naturais: estudos botânicos e ecofisiológicos vegetais, caracterização fitoquímica e padronização das drogas vegetais de plantas medicinais e produção de extratos secos e fluidos padronizados quimicamente para serem utilizados como matérias primas fitoterápicas.

Eixo 2 - Modelagem computacional: desenvolvimento de métodos químico-quânticos e estratégias computacionais (algoritmos e softwares) para permitir o estudo computacional de processos bioquímicos relevantes para vida e sistemas biomoleculares com potencial para serem usados em novas terapias farmacológicas e médicas com impacto na saúde humana.

Eixo 3 - Agentes terapêuticos experimentais e formulações: desenvolvimento de produtos e processos farmacológicos com implicações clínicas na eficácia terapêutica medicamentos a aliado ao desenvolvimento de tecnologias aplicáveis à produção e análise decompostos e à realização de protocolos experimentais in vivo e in vitro para a avaliação da atividade biológica, farmacológica e toxicológica dos produtos.

Eixo 4 - Biomateriais odontológicos:desenvolvimento e avaliação de biomateriais aplicados aos processos fisiopatológicos dos tecidos mineralizados e não mineralizados da cavidade bucal, com ênfase em materiais cerâmicos,metálicos e poliméricos explorando o uso da nanotecnologia para o aprimoramento de materiais existentes e o desenvolvimento de novos materiais; caracterização física, mecânica e biológica desses materiais, visando aplicações na reabilitação dos dentes, tecido ósseo e de suporte, além de materiais protéticos.

 

Missões - Tema I - Projeto I