Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Temas Estratégicos
conteúdo

Temas Estratégicos

por Emerson Lopes publicado 23/04/2019 12h04, última modificação 20/03/2020 14h18

Áreas Temáticas

 

TEMA I: INTERVENÇÕES, TECNOLOGIAS, PRODUTOS E PROCESSOS APLICADOS À SAÚDE

 

Justificativa:

 

Trata de uma abordagem transversal com programas de Pós-graduação (PPGS) distribuídos em 5 centros de ensino da UFPB. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde é definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Um desequilíbrio em qualquer uma dessas dimensões, sejam individuais, coletivas ou ambientais, resulta em uma piora na qualidade de vida de indivíduos ou comunidades.

Países:

 

Reino Unido; Espanha; Suécia; Itália; França; Bélgica; Austrália; Canadá; Estados Unidos;

 

 

TEMA II: TERRITÓRIOS DA DIVERSIDADE: EDUCAÇÃO, LINGUAGENS, MEDIAÇÕES CULTURAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

 

Justificativa:

 

O tema aglutina pesquisas em torno das diferentes mediações culturais, sociais, informacionais e linguísticas, tomando como eixo de transversalidade os processos educativos, as políticas publicas e os direitos humanos.

 

Países:

 

Reino Unido; Austrália; Espanha; Portugal; Estados Unidos; França; México; Canadá; Argentina; África do Sul; Suíça; Itália; Alemanha; Colômbia; 


TEMA III: BIOMA CAATINGA, BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE

 

Justificativa:

 

O bioma caatinga é um tipo vegetacional semiárido único, ocorrendo quase que exclusivamente na região Nordeste do Brasil. É a quarta maior formação vegetacional do país, cobrindo 800.000 km² ou 8,6% do país, e 50% da região Nordeste. Apesar de sua grande extensão e importância econômica e social, o bioma vem sofrendo ação antrópica,  com altos níveis de devastação, resultando em perda da fauna e flora nativas.

 

Países:

 

Alemanha; Bélgica; Portugal; Dinamarca; México; Itália; França; Canadá; Reino Unido; Austrália; Argentina; Colômbia; Espanha; Estados Unidos; Áustria; Japão; África do Sul;