Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CAPES divulga novo guia de internacionalização
conteúdo

Notícias

CAPES divulga novo guia de internacionalização

publicado: 14/07/2021 12h19, última modificação: 14/07/2021 12h19

A CAPES divulgou novo Guia sobre o Plano Estratégico de Internacionalização Institucional, dentro da proposta de aceleração da internacionalização da pós-graduação stricto sensu brasileira. O documento, um roteiro para elaborar o Plano Estratégico de Internacionalização Institucional, ajuda  as instituições de ensino superior (IES) do País a planejarem o início de suas ações no exterior ou melhorar atividades já em andamento.

guia responde ao desafio de aumentar a visibilidade das pesquisas produzidas no Brasil e gerar oportunidades para professores, alunos e egressos brasileiros. O Plano Estratégico atende às diretrizes do  Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para estabelecer os acordos de cooperação internacional.

O novo guia foi elaborado a partir de experiências bem-sucedidas de instituições participantes do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt). Além disso, políticas anteriores de incentivo, desenvolvidas com parceiros, e o acompanhamento da supervisão promovida pelo American Council of Education - ACE-LAB com a Fulbright, também serviram de fonte para o novo documento.

Matéria completa: www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-divulga-novo-guia-de-internacionalizacao

Download do Guia:  https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/diretoria-de-relacoes-internacionais/print/22062021_GUIA_PEIIv1_final.pdf

 

***

CCS/CAPES